Estudos Bíblicos

A tradição dos homens

Tags: tradição, evangelho, mudar a forma, nova vida em Cristo

3 leituras

Tradição segundo o dicionário:
1 Ato de transmitir ou entregar. 
2 Comunicação ou transmissão de notícias, composições literárias, doutrinas, ritos, costumes, feita de pais para filhos no decorrer dos tempos ao sucederem-se as gerações. 
3 Notícia de um feito antigo transmitida desse modo. 
4 Doutrinas, costumes etc., conservados num povo por transmissão de pais para filhos. 
5 Conjunto de usos, ideias e valores morais transmitidos de geração em geração.

Mateus 15 - Tradição dos anciãos
1Então, chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: 2Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão. 3Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição? 4Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, que morra de morte. 5Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, 6E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. 7Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Lavar as mãos não era uma questão de higiene para os fariseus e escribas, erea uma questão de purificação religiosa.

A tradição dos anciãos não era a lei de Moisés, mas sim uma tradição oral baseada na interpretação da lei.

Jesus e os discípulos foram acusados de transgredirem a tradição dos anciãos, e Jesus os acusou de transgredirem o mandamento de Deus. Os escribas e fariseus colocavam seus conceitos acima da revelação de Deus, e ainda assim afirmavam que lhe obedeciam.

Jesus estava se referindo a uma prática pela qual as pessoas consagravam seus bens a Deus a fim de usá-los para benefício próprio, e não em prol de outros. Por exemplo, se os pais precisassem de dinheiro, os filhos tinham uma desculpa para não ajudá-los, dizendo que seu dinheiro já tinha sido consagrado a Deus. Essa falcatrua permitia que os filhos não honrassem seus pais na velhice.

Quando "consagravam" a Deus, eles achavam estar cumprindo o que está escrito em Números 30:2: "Quando um homem fizer voto ao Senhor ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra; segundo tudo o que saiu da sua boca, fará".

Jesus estava dizendo aos escribas e fariseus que eles estavam se preocupando tanto com a tradição dos anciãos que não conseguiam cumprir os mandamentos mais simples.

Nós temos que tomar cuidado com aquilo a que estamos dando atenção.

Qual a opinião do seu grupo de amigos sobre o que vocês conversam? Quais conselhos você tem recebido? Estão todos de acordo com a vontade de Deus?

2 Coríntios 10:3-5
3Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. 4Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; 5destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, 6e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.

Um rei que rompeu com a tradição

Judá teve um rei chamado Manassés (não é o Manassés lá de trás, da história de José).

Esse rei reinou 55 anos em Jerusalém e fez o que era mau aos olhos do Senhor (2 Reis 21:2).

Ele fez tanto mal, apegou-se à idolatria, fez altares dentro do templo do Senhor, instituiu adivinhos e feiticeiros, entre outras abominações.

Então, Deus falou através dos profetas da época o que faria por causa da maldade e da desobediência de Manassés: " Eis que hei de trazer tal mal sobre Jerusalém e Judá, que qualquer que ouvir, lhe ficarão retinindo ambas as orelhas. 13E estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; e limparei Jerusalém, como quem limpa a escudela a limpa e a vira sobre a sua face. 14E desampararei o resto da minha herança, entregá-los-ei na mão de seus inimigos; e far-se-ão roubo e despojo para todos os seus inimigos." (2 Reis 21:12-14).

Manassés morreu e seu filho Amom reinou em seu lugar. Amom também fez o que era mau aos olhos do Senhor (2 Reis 21:20-21), como seu pai, Manassés.

Amom morreu e seu filho Josia reinou em seu lugar.

Aí a história mudou. Josias começou a reinar com 8 anos de idade, e a Bíblia diz que ele fez o que reto aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai (2 Reis 22:2).

No seu 18º ano de reinado, Josias estava reparando o templo e pediu que o sumo sacerdote, Hilquias, que fosse pagar os trabalhadores.

Entando no templo, Hilquias, o sumo sacerdote, achou o livro da Lei. Judá havia se afastado tanto do Senhor que o livro da Lei havia se perdido no templo. Quando Hilquias o achou, deu ao escrivão Safã, e este o leu.

Depois, Safã, o escrivão, foi ao rei e leu diante dele o livro da Lei (2 Reis 22:10). Josias ficou indignado ("rasgou as suas vestes") e, imediatamente, pediu que consultassem uma profetisa em nome dele, para saber que aconteceria a Judá.

Hulda, uma profetisa, foi consultada por eles e disse as palavras do Senhor àqueles homens. Resumindo, o Senhor disse que traria mal a Judá conforme o livro da Lei, e que Josias morreria para que não visse o mal que o Senhor faria a Judá, porque ele se humilhou perante o Senhor quando ouviu o livro da Lei.

O que Josias fez?

Ele fez uma reforma religiosa. Ajuntou o povo e renovou o pacto com o Senhor, destruiu todos os altares, eliminou os adivinhos e feiticeiros, trocou os sacerdotes, restabeleceu os rituais, celebrou a Páscoa.

Ele ainda destruiu o altar que estava em Betel. Talvez você pergunte? Betel. Sim, esse foi o altar construído por Jeroboão quando Israel foi dividido entre reino do Norte e reino do Sul. Jeroboão, que reinava no Norte, não queria que o povo fosse adorar em Jerusalém, onde Deus mandou adorar, então ele fez um altar em Betel com bezerros de ouro e disse que "era a mesma coisa" que adorar em Jerusalém.

A Bíblia diz isto sobre Josias:

2 Reis 23:25
"25E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todas as suas forças, conforme toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro tal."

No lugar de Josias, reinou seu filho Joacaz, que foi levado cativo ao Egito. E depois, na sequências dos reis, veio o cativeiro da Babilônia, cumprindo o que o Senhor disse que faria.

Vamos refletir:

Josias era rei de Judá? Sim. Era rei do povo do Senhor? Sim. Tinha aparência de rei? Sim. Mas, quando se confrontou com o livro da Lei, percebeu que estava muito longe da vontade do Senhor.

Como eu faço para não pecar contra Deus?

Salmos 119:11
11Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

Preste atenção no que Jesus disse:

Mateus 7:21-23
21Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? 23E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Você precisa romper com os valores que você tinha antes de conhecer Cristo

Romanos 12:2
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Transformar (do grego, METAMORPHOŌ) significa mudar a forma. É através da renovação da nossa mente que nós mudamos para assumirmos a semelhança de Cristo.

Nossa vida cristã deve estar sempre em crescimento na intimidade com Deus. A transformação não acontece da noite para o dia. A regeneração é imediata, mas a transformação é contínua.

Quanto mais tempo passarmos em intimidade com Cristo mais nos pareceremos com Ele.

Envie seu comentário