Clique para ouvir os estudos bíblicos do Viver em Verdade

Viver em Verdade

"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32
Encontre um estudo
Voltar

Indique este Estudo a um amigo

Seu nome
Seu e-mail
Nome do amigo
E-mail do amigo

Cadastre-se e receba nossos Estudos Bíblicos por e-mail (Fechar)

Seu Nome
Seu E-mail

Amor pela Palavra de Deus: sua vida depende disso

Palavras-chave: Palavra de Deus, leitura, meditação, oração, Verbo, vida espiritual, crescimento, Espírito Santo

Olá, amigo(a) leitor(a).

 

Louvado e exaltado seja o nome do Senhor Jesus por mais esta oportunidade de aprendermos sobre os princípios eternos de Deus.

 

O Espírito Santo é maravilhoso e ensina-nos a andar na verdade. Neste estudo bíblico, creio que Ele o(a) fará compreender por que você deve orar e meditar na Palavra de Deus todos os dias. Meditar na Palavra de Deus não é uma opção para o cristão, é um princípio fundamental, e você entenderá o porquê, em nome de Jesus.

 

Assim como a minha vida tem sido transformada diariamente pelo poder da Palavra de Deus, essa mesma Palavra mudará a sua vida.

Ore agora

Ore neste momento pedindo ao Espírito Santo que traga entendimento sobre o que você irá ler. Ao final desta leitura, você entenderá que pedir ao Espírito Santo é fundamental para compreender a Palavra de Deus, aliás, é a única forma. Se você acha que não sabe orar, isso não é verdade, pois, quando você simplesmente fala com o Deus sobre o que está em seu coração e pede que Ele o(a) ensine sobre a verdade, você já está orando. Por isso, ore a Deus agora. Deus o abençoe tremendamente.

 

Este estudo se baseia no AMOR PELA PALAVRA DE DEUS e, para termos amor pela Palavra de Deus, devemos entender o que ela é.

 

Deus criou todas as coisas pelo poder da Sua Palavra. Uma das passagens que nos ensina isso é Salmos 33:6.

 

Salmos 33:6

"Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca."

 

Sabe aquele cachorrinho bonitinho que você ou seu amigo tem? Deus o criou. Sabe aquele cavalo exuberante galopando naquele filme que você gosta? Deus o criou. Sabe aquela pessoa linda, inteligente e cheia de potencial, que é você? Deus criou. Você pode até pensar: "Como você pode afirmar que sou lindo ou linda?". Saiba que, se Jesus está na sua vida, então você é lindo ou linda, porque Ele é.

 

Deus nos criou como seres espirituais, conforme está escrito em Gênesis 2:7.

 

Gênesis 2:7

"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."

 

Deus não nos criou como seres carnais que possuem uma alma e um espírito, mas nos criou como seres espirituais (fôlego da vida) que possuem uma alma (vivente) e um corpo (pó da terra). Isso faz toda a diferença. Observe no versículo anterior que o homem só ganhou vida após receber o fôlego da vida, o espírito.

 

Porém, quando o homem decidiu pensar por si mesmo e pecar, ele morreu espiritualmente e foi separado de Deus, porque Deus disse que o homem morreria quando comesse do fruto da árvore do meio do jardim.


Gênesis 2:16-17

"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

 

Muitas pessoas dizem que a Bíblia está errada, afirmando que Adão não morreu quando comeu o fruto, porém o que as pessoas não compreendem é que Adão morreu espiritualmente.

 

O primeiro pecado do homem foi desejar o que é bom e o que é sábio segundo as suas próprias idéias. Mesmo assim, Deus fez aliança com o homem, a fim de que todos os homens pudessem se reconciliar com Ele, porém apenas alguns homens creram no Senhor, e a maioria deles decidiu fazer como Adão: andar por si mesmo.

 

Deus disse e está escrito em Deuteronômio 5:29 que o povo não sabia andar de acordo com a vontade Dele.

 

Deuteronômio 5:29

"Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!"

 

Então, Deus manda a lei (ofertas e sacrifícios, sacerdócio, tabernáculo, etc.) porque o povo não tinha um coração disposto a servi-Lo, ou seja, o povo não quis servir a Deus somente crendo na promessa feita a Abraão, de herdar a Terra Prometida. A lei serve para provar que o homem é incapaz de servir a Deus com as suas próprias forças.

 

No Antigo Testamento, os homens não tinham o Espírito Santo. Deus usava o Espírito Santo para falar por meio de profetas e outros homens escolhidos por Ele para levarem uma mensagem ao povo, alertando, abençoando, exortando, e assim por diante. Mas, hoje, Deus escreveu as leis Dele pelo Espírito Santo no coração de todo aquele que crê em Jesus como Senhor e Salvador.

 

Hebreus 10:15-17

"E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque, depois de haver dito: Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades."

 

Como o homem não sabia obedecer a Deus pela lei, Ele envia o Seu próprio Filho, Jesus, para morrer e ressuscitar para redimir toda a humanidade dos seus pecados, e Jesus nos deu a oportunidade de nos reconciliarmos com Deus novamente. No capítulo 9 de Hebreus, a Palavra de Deus nos ensina que Jesus é o Sumo Sacerdote. Talvez você não compreenda muito bem o termo "Sumo Sacerdote", portanto precisamos fazer uma breve viagem na Bíblia até o Antigo Testamento para entendermos qual era o papel do Sumo Sacerdote.

 

Deus ordenou que fosse construído um tabernáculo móvel que deveria ser levado pelo povo durante toda a sua jornada no deserto. Esse tabernáculo era formado por 3 partes: o Átrio (ou pátio), o Santo Lugar e o Santíssimo Lugar (ou Santo dos Santos). O átrio era o lugar ao qual todas as pessoas tinham acesso, já o Santo Lugar só era frequentado pelos Sacerdotes escolhidos por Deus, e era neste lugar em que os sacerdotes conversavam e tomavam suas decisões. No Santíssimo Lugar, estava a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus. Nesse lugar, também chamado de Santo dos Santos, somente o Sumo Sacerdote (que era o principal dos Sacerdotes) poderia entrar uma vez por ano. Entre o Santo Lugar e o Santíssimo Lugar havia um véu, uma cortina bem grossa, que separava esses dois lugares. Para que você tenha noção de como era grossa essa cortina, só seria possível rasgá-la com uma junta de bois puxando de cada lado.

 

Observe que ninguém podia entrar na presença de Deus há qualquer momento por causa do pecado. O véu separava Deus dos homens.

 

Com o passar do tempo pela história do povo de Israel, o tabernáculo foi substituído pelo Templo construído por Salomão e a divisão e as proporções de medidas eram as mesmas.

 

O templo e o tabernáculo se remetem a nós. Diz em 1 Tessalonicenses 5:23 que nós somos formados por corpo, alma e espírito.

 

1 Tessalonicenses 5:23

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

 

O Átrio representa o corpo, que todas as pessoas podem ver. O Santo Lugar representa a alma, onde nós tomamos as nossas decisões, e onde estão também nossos sentimentos e emoções. E o Santíssimo Lugar representa o nosso espírito, onde Deus habita. Lembra da morte de Adão? A morte de Adão fez com que o homem fosse incapaz de se comunicar com Deus, pois o espírito do homem foi morto por causa do pecado, como Deus havia dito. Ou seja, Adão morreu espiritualmente.

 

Porém, todo aquele que crê no Senhor Jesus como seu Salvador é feito templo de Deus, conforme está escrito em 1 Coríntios 6:19.

 

1 Coríntios 6:19

"Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

 

Se você crê em Jesus e foi batizado, Deus colocou em você o Espírito Santo, que é a presença Dele. Glória a Deus por isso! Deus escolheu habitar em você. Entende a dimensão disso?

 

Deus se comunica com você no seu espírito e, se você ouvir a voz de Deus, todas as suas decisões serão perfeitas.

 

O nosso grande problema, assim como foi com Adão, é que queremos decidir por nós mesmos. Por exemplo, se você deseja receber uma direção para a sua vida profissional, logo procura uma pessoa em que você confia e pela qual tem respeito. Após ouvi-la, rapidamente obedece as instruções e logo se matricula em um curso, muda de carreira ou faz uma viagem para aperfeiçoar seu idioma. Se você age assim, a probabilidade de tomar uma decisão errada é praticamente 100%, porém, se você orar a Deus e procurar saber qual a direção Dele para sua vida, sua chance de errar será 0%, zero por cento, nenhuma chance de errar, porque Deus ama você e sabe o que é melhor para sua vida.

 

É na nossa alma que tomamos as decisões e foi nela que Satanás investiu para enganar Eva e, consequentemente, Adão. Deus deseja que as nossas decisões estejam totalmente de acordo com a vontade Dele, porque assim não há a possibilidade de errarmos. Isto é, Ele deseja que a nossa alma seja totalmente obediente ao nosso espírito.

 

Mas, como a nossa alma pode obedecer ao nosso espírito?

Quero explicar a você algo que o Espírito Santo me ensinou sobre a obra de Jesus na cruz. A Palavra do Senhor diz em Mateus 27:50-51 o véu do templo se rasgou quando Jesus morreu por nossos pecados. Aleluia!

 

Mateus 27:50-51

"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras."

 

Se você não entendeu, preste muita atenção. Você lembra de que o Santo Lugar, que representa nossa alma, era separado do Santíssimo Lugar, que representa nosso espírito, por um véu? Esse véu foi rasgado quando Jesus entregou a sua vida por nós levando sobre si todos os nossos pecados. Ou seja, a partir do momento em que você crê que Jesus morreu no seu lugar e levou sobre Ele os seus pecados, você é digno de entrar novamente na presença de Deus. O véu se rasgou fisicamente no templo, para demonstrar que nada mais pode separar Deus do homem que crê em Seu Filho Jesus. Esse é o poder de Deus.

 

A próxima pergunta é: Como a minha alma pode agradar a Deus?

 

Só existe uma forma de nossa alma aprender a agradar a Deus, isto é, existe apenas uma forma de nossas decisões estarem de acordo com a vontade de Deus: pela Palavra Dele.

 

A Palavra de Deus separa o espírito (vontade de Deus) da alma (nossa vontade), conforme está escrito em Hebreus 4:12.

 

Hebreus 4:12

"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

 

Você precisa compreender que a sua carne (corpo + alma) foi morta com Jesus na cruz, portanto você não deve, de forma alguma, andar de acordo com as suas próprias decisões. Isso está escrito em Gálatas 5:24.


Gálatas 5:24

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (desejos)."

 

Antes, ore a Deus e ouça-o, pois decidir pela sua própria vontade não traz salvação. Jesus disse que salvar-se é impossível ao homem.

 

Mateus 19:25-26

"Os seus discípulos, ouvindo isso, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá, pois, salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.”

 

A Palavra de Deus nos limpa. É necessário obedecê-la para separar totalmente alma e espírito. O Senhor nos ensina isso em 1 Pedro 1:22-23.

 

1 Pedro 1:22-23

"Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre."

 

E você sabe quem é a Palavra de Deus que nos limpa? Jesus é a Palavra. No capítulo do evangelho segundo João, está escrito:


João 1:1

“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”


João 1:14

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

 

E ainda o Senhor nos acrescenta esse ensinamento em Salmos 107:20.


Salmos 107:20

"Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição."

 

O próprio Jesus separa a nossa alma do nosso espírito, pois Ele é a Palavra de Deus e o Sumo Sacerdote.

 

No Antigo Testamento, ainda com a lei, quando um homem pecava, ele deveria levar um animal ao Sumo Sacerdote para ser sacrificado em seu lugar. A espécie desse animal dependia do pecado cometido, conforme é possível conhecer no livro de Levítico. Quando o Sumo Sacerdote recebia o animal entregue pelo pecador, ele colocava-o sobre o altar, pegava sua faca ou espada sacerdotal e cortava o animal de forma que tudo o que tinha dentro ficava exposto, ou seja, era possível ver as entranhas do animal sacrificado. Nos vários cortes que o Sumo Sacerdote fazia, ele cortava ainda os ossos do animal, sendo possível ver até o tutano dos ossos. Que espada afiada, você não acha? Agora, compreenda a revelação de Deus. Jesus é o Sumo Sacerdote e o Verbo (a Palavra de Deus), "e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas", como lemos anteriormente em Hebreus 4:12. Ou seja, o Senhor Jesus é quem limpa a nossa alma totalmente. A Palavra de Deus é mais afiada que a espada que o antigo Sumo Sacerdote usava no Antigo Testamento.

 

Vou fazer uma analogia para que você entenda. Sabe quando você compra um peito de frango no supermercado? Esse peito de frango vem com bastante pele e tem gente que não gosta, portanto é necessário limpar o frango até tirar toda a "pelinha". Então você começa a limpar, dá uma olhada e ainda tem "pelinha". Limpa de novo e ainda tem "pelinha". Você faz isso até tirar toda a "pelinha". Esse processo deve se repetir conosco, até que toda a nossa alma perca toda a sua "pelinha", todas as nossas vontades e todas as nossas "sábias" decisões.

 

Quando você ora a Deus dizendo: "Senhor, coloco a minha vida no Teu altar", você está dizendo "Senhor, separa a minha alma do meu espírito", portanto é necessário que você compreenda totalmente o que você está dizendo e esteja disposto(a) a desejar ser completamente limpo(a) pelo Senhor Jesus.

 

Com as suas próprias idéias, não é possível agradar a Deus. Está escrito em Romanos 8:8.


Romanos 8:8

"Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus."

 

Às vezes você quer orar a Deus no seu tempo. Então, separa um tempo de oração e até ajoelha, fica lá 5 minutos até que sua alma tem uma "grande idéia" e você acha que Deus respondeu. Você se levanta, diz "Glória a Deus!" e toma mais uma decisão errada.

 

Entenda que é necessário tempo para que você se entregue totalmente a Deus e ouça toda a direção Dele. Cinco minutos de oração não irão solucionar a sua vida. Você pode me perguntar: "Quanto tempo tenho que orar então?". O tempo que for necessário para que você realmente ouça o Senhor falar. Garanto a você que é maravilhoso dedicar tempo ao Senhor e ouvir a voz Dele.

 

Em Deuteronômio 8:3, Deus nos ensina que não dá para viver sem a Palavra Dele.

 

Deuteronômio 8:3

"E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem."

 

Mesmo meditando na Palavra de Deus, ela não frutificará em sua vida se você não tiver fé. Quando o autor da carta aos Hebreus, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu o seguinte versículo, ele estava se referindo aos antepassados que ouviram as palavras de Deus mas não tinham fé para que houvesse frutos.

 

Hebreus 4:2
“Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.”

 

A Palavra de Deus é eterna, como está escrito em Mateus 24:35.


Mateus 24:35

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar."

 

Quando você ora, medita e crê na Palavra de Deus, o seu espírito se fortalece e suas ações passam a estar de acordo com a vontade de Deus, e toda a sua vida é guiada por Ele. Se você se mantiver firme na Palavra de Deus, Satanás chegará perto de você e dirá: "com esse aí não dá pra mexer", mas, se a Palavra de Deus não estiver em você diariamente, Satanás conseguirá enganá-lo.

 

Uma das questões mais intrigantes que cercam as mentes dos cristãos é: "Eu tenho dificuldades de ler a Bíblia, como vou aprender?". E essa é a maior mentira que os cristãos aceitaram e continuam aceitando e, por isso, não crescem espiritualmente. Sabe por que isso é uma mentira? Porque Deus colocou em você, que crê no Senhor Jesus Cristo, o Espírito Santo que lhe ensina todas as coisas, como Jesus prometeu e está escrito em João 14:26.


João 14:26

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."

 

Não acredite nessa mentira de que você não compreende a Bíblia, porque está em você o Espírito Santo que lhe ensina todas as coisas. Glória a Deus!

 

Outra pergunta importante é: O que acontece quando leio a Bíblia?

Quando você lê a Bíblia, que é a Palavra de Deus, sua fé aumenta e os princípios eternos de Deus se firmam em você pelo Espírito Santo. Leia Romanos 10:17.


Romanos 10:17
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

 

Satanás não quer que você leia, porque, se não ler, será uma presa fácil por não estar ciente e convicto dos princípios e das promessas de Deus. Lembre-se de que Jesus venceu a tentação de Satanás pelo poder da Palavra (leia Mateus 4:1-11) e é essa Palavra que nos faz vencer as trevas da mesma forma que o nosso Mestre Jesus. Satanás não vence quem se firma na Palavra de Deus.

 

Não há poder nenhum somente em nossas forças, mas o Senhor colocou em nós o Espírito Santo, que é o poder Dele que opera em nossa vida, conforme está escrito Efésios 3:20.


Efésios 3:20

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera"

 

Como posso pedir ao Espírito Santo para fazer a obra em mim se ainda quero decidir tudo?

 

Você pode dizer: “as coisas não mudam para mim”. Sabe por que não mudam? Porque sua vida não mudou, talvez tenha mudado alguma parte, mas não mudou nessa área de que você reclama o tempo todo. Sabe a única solução para sua vida mudar nisso que você quer? Você aceitar que Deus seja o Senhor de suas decisões nessa área. Isso significa que não é você quem tem que decidir nessa área e em qualquer outra, mas você tem que ouvir de Deus. Como você vai ouvir de Deus? Oração e meditação na palavra. Se sua vida não muda, é porque você ainda toma as suas decisões. Só há mudança de vida quando você aceita que o que recebeu do Senhor, o Espírito Santo, pode realizar a mudança em você. Isso é fé.

 

Se você entregar totalmente a sua vida, suas decisões, seus pensamentos e seus sonhos ao Senhor, Ele fará infinitamente mais do que você consiga pedir ou pensar. É promessa Dele e Ele nos ensina assim em Salmos 37:5 e Salmos 33:4.


Salmos 37:5

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará."


Salmos 33:4

"Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis."

 

A sua posição diante do Senhor deve ser a mesma do Centurião de Cafarnaum que creu somente na palavra de Jesus.

 

Mateus 8:8
“E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará,”

 

Creia e viva a Palavra de Deus! Não há nada melhor que a vontade de Deus para sua vida.

 

Chegamos ao final de mais um estudo. Glória a Deus por esta oportunidade. Ore agora para declarar a sua fé total no Espírito Santo que lhe ensina todas as coisas. Diga ao Senhor que você não aceita ter dificuldades em ler a Palavra Dele, e certamente Ele fará isso, pois Ele deseja que você aprenda diariamente a andar com Ele.

 

Em nome de Jesus, seja abençoado!

 

Voltar ao topo

 

Página Inicial    Estudos Bíblicos    A Bíblia    Comente!
Entre em contato conosco pelo e-mail: estudos@viveremverdade.com.br