Estudos Bíblicos

Deus não escolhe pessoas, Deus escolhe corações

Tags: coração, quebrantamento, humildade

24 leituras

Deus não escolhe pessoas, Deus escolhe corações

Provérbios 4:23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Deus se importa DEMAIS com o meu e com o seu coração

Porque é o coração que diz se você está ou não no Reino.

Romanos 10:9,10
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

O que é mais importante: a boca ou o coração? Os dois são importantes, mas, para Deus, o mais importante é o coração.

Porque o coração mostra a sinceridade; a boca, nem sempre.

Veja o que Jesus falou para os fariseus e escribas:

Mateus 23:25-28
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

Quando Jesus falou do interior, Ele estava falando do coração.

Olha só como nosso coração é importante para Deus.

Mateus 22:37,38
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.

Se é um mandamento, é porque Deus não abre mão disso.

Ou seja, se eu quero ser de Deus, eu preciso amá-lo de todo o meu coração.

Vou enfatizar: é um MAN-DA-MEN-TO!

Romanos 8:17-19
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

Deus confia um monte de coisa na mão de um monte de gente.

Mas o melhor de Deus, o mais importante que Ele tem pra fazer, os grandes sonhos do plano de Deus só são confiados para quem é filho.

Agora, se a gente não estiver disposto a fazer, o mundo sai perdendo, porque Deus só confia o mais importante na mão de quem é filho.

O Rei não confia aquilo que é do Reino na mão de quem é estrangeiro.

Observe o que eu disse: se a gente não estiver DISPOSTO a fazer.

E disposição vem do coração.

Deus não precisa de gente capacitada, Ele precisa de gente que O ama de todo o coração.

Ou seja, você está distante dos sonhos de Deus na mesma distância que o seu coração está de Deus.

Porque Deus não precisa de mais nada além do seu coração.

Jeremias 29:13
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Deus está dizendo assim: “se o seu coração estiver em Mim, deixa que o resto Eu faço”.

Vou mostrar para você na Bíblia que só o que importa é o coração.

Jeremias 31:31-33
Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Deus disse que escreveria as suas leis no nosso coração, porque Ele escolhe corações e não, pessoas.

Deus não fala que vai nos fazer intelectuais, que vai nos fazer fortes, nada disso.

Para que tudo isso aconteça, Ele só precisava mudar o nosso coração.

E por isso Ele disse que tiraria o nosso coração de pedra e nos daria um coração de carne.

Ezequiel 11:17-21
Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel.
E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações.
E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.
Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor DEUS.

Deus não está nem aí para quem você é, para o que você é, para o que você fez, Deus só liga para o seu coração.

É por isso que Jesus conta a parábola do filho pródigo para nos mostrar como Deus age.

O pai do filho perdido ficou feliz quando seu filho voltou.

Por que ele ficou feliz?

Porque Deus não olha o passado, não olha como você está por fora, Ele só olha o momento do seu coração.

Lucas 15:14-24 (trecho da parábola do filho pródigo)
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si [foi aí que o coração dele mudou], disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; [olha o coração dele como estava diferente]
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; [veja como Deus age]
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

O coração é curável. O coração não guarda história se houver perdão.

Deus não está nem aí se você foi o maior pecador, Ele só quer saber se o seu coração está neste momento arrependido para voltar para Ele.

Não importa se você veio para igreja e depois você sumiu para o mundo de novo e voltou, o que importa é como está seu coração hoje. É um coração com arrependimento verdadeiro?

Deus está olhando se tem sinceridade aí. Se tiver, pode vir que Ele tem um banquete para você, assim como na parábola do filho pródigo.

Não foi assim quando Samuel foi ungir um dos filhos de Jessé como rei de Israel? 

Samuel parou diante de Eliabe, o primogênito de Jessé e disse: “Certamente está perante o Senhor o seu ungido”.

Mas Deus corrigiu Samuel.

1 Samuel 16:6,7
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Deus escolheu Davi, que nem estava ali entre os filhos de Jessé. Sabe por quê? Porque Deus não se importa com o que se vê.

Você é o Davi, que está lá com as suas poucas ovelhas, longe do alcance dos olhos das pessoas, mas Deus já te viu e já te escolheu e trouxe você aqui, porque Ele tem algo grandioso para você fazer.

Entenda uma coisa: se você crer no seu coração, não importa o quão louco e absurdo seja, Deus faz o impossível se tornar possível.

Por isso Jesus disse que “tudo é possível ao que crê”.

Marcos 9:23
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.

Para crer, você só precisa do seu coração, é o coração que mostra a sua fé para Deus.

Você pode ter um mundo paralelo no seu coração. O mundo é de um jeito e o seu mundo é de um jeito, mas no seu coração Ele pode ser de outro, se você crer no Deus que faz o que está em Salmos 37:4,5.

Salmos 37:4,5
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.

Deus escolheu Abrão porque ele tinha um coração para crer, ouvir e partir para uma terra que ele nem sabia onde era.

Deus escolheu Noé porque tinha um coração cheio de fé e louco o suficiente para realizar o plano de construir uma arca.

Deus escolheu Josué porque tinha um coração para crer que gigante nenhum o impediria de alcançar as promessas de Deus.

Deus escolheu Gideão porque tinha indignação no seu coração o suficiente para guerrear contra seus opressores, e nem guerrear precisou.

Deus escolheu Saulo porque tinha um coração maduro o suficiente para rejeitar toda a sua vida e aprender tudo de novo.

Deus escolheu você, não por quem você é, não pela sua profissão, não pelo que as pessoas falam de você, não pelo que você fez, mas porque você tem um coração que Deus quer todo para Ele e porque Ele quer confiar algo grandioso na sua mão... só porque você aceitou ser filho, ser filha.

Envie seu comentário