Estudos Bíblicos

Discernindo a causa

Tags: Jó, discernimento, causa

14 leituras

Quando alguém muda de comportamento, você percebe que alguma coisa mudou, mas não sabe o quê.

Quando alguém não aparece no culto, o que você pensa? Aconteceu alguma coisa. Pode ser algo simples, mas pode ser algo grave.

Quando sua esposa/seu marido muda de ânimo, talvez você já pense: o que será que eu fiz?

Quando seu filho fica doente, você quer logo saber o porquê. Só que você não é médico, aí você dá logo uns remédios para a criança tomar. Mas o médico vai tentar identificar a causa. Ao menos, é o que se espera.

Nós precisamos agir na raiz do problema, porque quando nós agimos no resultado, nós nos cansamos e não resolvemos o problema.

É como estar num barco que tem um pequeno furo. Você está no meio do rio e tem um balde. Então você começa a tirar a água de dentro do barco. E você tira um balde. Daqui a pouco já tem água de novo. Você tira outro... e assim vai.

Nós precisamos consertar o furo.

Só que discernir as coisas não é tão simples. Existem problemas difíceis de resolver.

Muita gente se engana e julga, tentando identificar a causa dos problemas das outras pessoas.

A história de Jó é um exemplo

Ele era muito rico e perdeu tudo rapidamente. Três amigos dele vieram para ajudá-lo a identificar a causa daquilo tudo. Eles estavam certos de que Jó havia pecado e não queria contar.

Mas a causa não era o pecado de Jó. Pelo contrário, foi a obediência de Jó ao Senhor que o levou a sofrer toda aquela dor da enfermidade, de perder seus filhos, suas fazendas, de perder tudo.

Mas Deus nos capacitou para discernirmos todas as coisas

1 Coríntios 2:9-16
Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Nós temos a mente de Cristo

Nós somos capazes de discernir o que é de Deus e o que não é de Deus. Isso é pelo Espírito Santo.

E existem problemas hoje na sua vida que precisam de uma solução. Coisas com as quais você luta todo dia, coisas até pelas quais você já desistiu de lutar.

Se você desistiu, é porque você estava tirando a água com o balde. Mas Deus quer mostrar a você onde está o furo.

A Palavra de Deus, que você está ouvindo, tem poder para consertar o furo.

Hebreus 4:12
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Essa espada, que é a Palavra de Deus, precisa penetrar na sua vida para que você possa discernir o que é de Deus e o que não é de Deus.

Na Bíblia, se você observar as conversas de Jesus com as pessoas, você vai perceber que Jesus nunca agia apenas no resultado, Ele agia na causa do problema.

Mateus 9:1-6
E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.
E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.
Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?
Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

A Bíblia diz em várias passagens que “Jesus, conhecendo os seus pensamentos”.

Jesus ia lá no fundo da alma das pessoas, para que elas pudessem ser livres.

Jesus não saía curando só por curar, Ele trazia libertação.

E o mesmo Jesus está aqui nesta noite, e você precisa saber que Ele tem todo poder para libertar você.

Salmos 139:23
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

Nós precisamos buscar o Senhor para que Ele nos dar sabedoria e discernimento, senão é derrota atrás de derrota.

Josué 7:1-11
E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.
E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.
Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.
E disse Josué: Ah! Senhor Deus! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!
Ah, Senhor! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!
Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome?
Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.

Nem toda causa é pecado. Podem ser frustrações, decepções, palavras malditas, traumas, feridas na alma. 

Mas, independentemente do que seja, Jesus quer sarar a sua vida.

Você precisa se examinar, precisa entender quem é você no propósito de Deus. O que Ele pensou quando criou você? Porque você nasceu dEle.

Você está se desgastando, está se cansando, estão tão fraco ou tão fraca, que não sabe mais onde conseguir forças para lutar.

Jesus tem uma palavra que vai aliviar a sua vida.

Mateus 11:28
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Ore diariamente, peça a Deus que mostre o mais profundo do seu interior., e o Espírito Santo lhe mostrará a causa.

Faça como o salmista diz em Salmo 139:23-24, ore assim:

Salmo 139:23-24
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Envie seu comentário