Leia outros estudos bíblicos...

O Plano de Redenção de Deus - Parte 2

Tags: Jesus Cristo, Deus, Espírito Santo, Sentido da Vida, Razão de Viver, Plano de Redenção, Fé, Salvação, Vida Cristã, Estudo Bíblico

Baixe a versão em MP3 deste estudo bíblico completo (26,5 MB)!

Se você ainda não leu a Parte 1 deste estudo, leia agora.

(Continuação)

Mateus 1:18-21 - Cumprimento da profecia sobre o nascimento de Jesus

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Conheça mais uma profecia.

Isaías 53:6-9 - Profecia dizendo que Jesus ficaria mudo perante aqueles que o zombavam e o acusavam e batiam nele.

Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca. 

E assim foi. Leia a passagem abaixo e observe que isso se cumpriu.

Mateus 27:14 - Cumprimento da profecia de Isaías

Disse-lhe, então, Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti? E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o governador estava muito maravilhado.

Jesus morreu por você e por mim calado. Ele não reclamou por ter que morrer por nós, porque ele nos ama e deu a sua vida por nós, para perdoar os nossos pecados.

E sua ressurreição nos traz nova vida, se o aceitarmos como Senhor e Salvador.

Observe outra profecia que se cumpriu.

Salmos 22:18 - Profecia que dizia que os soldados repartiriam as vestes de Jesus na crucificação.

Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.

Mateus 27:35 - Cumprimento da profecia descrita em Salmos 22:18

E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.

Só que o que você pode não saber é que Jesus não foi forçado a ser crucificado. Durante sua vida, Deus mostrou a Ele o que deveria passar para perdoar os nossos pecados e, mesmo assim, Jesus se entregou por amor a nós. Quando os soldados foram prendê-lo no Getsêmani, Ele não tentou sair correndo, mas Ele já sabia o que aconteceria. 

Imagine toda a dor que Ele sentiu, Ele veio como homem, como você e eu somos, e sofreu tudo por nós. Todos os nossos pecados caíram sobre Ele. Ele foi batido, cuspido, pregado e crucificado para que você e eu tivéssemos vida.

Ele se entregou e venceu a morte ressuscitando para que todo aquele que Nele crê não morra, mas tenha a vida eterna, A SALVAÇÃO.

Efésios 5:2

"e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."

Lembra-se que lemos em Gênesis que Deus soprou sobre o homem o seu Espírito quando o criou?

Jesus trouxe para dar a você e a mim, gratuitamente, a vida eterna. Quando o seu corpo morrer, o seu espírito terá a vida eterna, se você crer e entregar a sua vida a Jesus.

Para que sejamos salvos, devemos aceitar a Jesus e dizer publicamente que é nosso Senhor e Salvador, e sermos batizados.

Romanos 10:9-10

a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

A palavra "confessar" no texto acima tem o sentido de dizer que Jesus é o seu Senhor e Salvador.

Quando se fala em batismo, muitas pessoas pensam: "Eu já fui batizado quando nasci". Porém, o batismo é um ATO DE ARREPENDIMENTO e uma atitude individual, sendo que só pode ser feito quando a pessoa tem condições racionais de se arrepender. Pergunte a você mesmo agora: "Eu tinha condições de me arrepender quando nasci?". Logicamente não. Portanto, de nada valeu aquele batismo.

Algumas religiões batizam as crianças recém-nascidas tentando dar a elas a Salvação, porém a Salvação só pode ser dada por Jesus quando nos arrependemos de nossos pecados, cremos que Ele é nosso Senhor e Salvador e decidimos segui-lo.

Jesus deu aos seus discípulos a tarefa de batizar:

Mateus 28:18-20

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Deus deseja que todos se salvem.

1 Timóteo 2:3-4

Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. 

Muitas pessoas pensam assim: "Eu vou para o céu porque eu faço o bem para os outros".

Fazer o bem às outras pessoas é um mandamento de Deus para todos, porém de nada adiantará você fazer o bem se não decidir aceitar a Jesus e segui-lo, porque, se não fizer isso, não poderá ter sua vida transformada por Deus.

Só resta uma profecia a ser cumprida na Bíblia: A VOLTA DE JESUS para buscar todos os seus discípulos.

Mateus 16:24-28

Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. 

Discípulo é todo que renuncia a sua própria vida, toma a sua cruz e segue a Jesus. Renunciar a sua vida é deixar de fazer as suas próprias vontades e passar a fazer a vontade de Deus, pois Ele sabe o que é melhor para nossas vidas. ELE NOS CRIOU.

Leia a Parte 3 deste artigo

Voltar ao topo

Leia outros estudos bíblicos...

Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar