Tranquilo para dizer a verdade

É muito comum ouvirmos meias-verdades e, às vezes, até dizê-las, cheios de boas intenções, a fim de evitar brigas e discussões, poupar sentimentos e preservar pessoas.
Mas será que existem meias verdades? NÃO.
Só existe a verdade ou a mentira.
Em suas cartas Paulo exemplifica de diversas formas que a verdade precisa ser dita, independente dos efeitos que pode causar.
Na carta aos coríntios, por diversas vezes, ele age com a verdade, com total transparência, sem meias palavras.
Um bom exemplo disso está na primeira carta aos coríntios.
1 Coríntios 16:12
E, acerca do irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco, mas, na verdade, não teve vontade de ir agora; irá, porém, quando se lhe oferecer boa ocasião.
Naquela situação, ele disse aos irmãos de Corinto que, apesar de ter insistido com Apolo para que fosse estar com eles, ele não quis ir e afirmou que esperaria uma oportunidade melhor.
Paulo não vacilou, apenas disse a verdade: Apolo não quis ir. Essa verdade, a princípio, poderia ser dura e gerar questionamentos, tais como: por que ele não quis vir? Ele não gosta da gente?
Mas, de qualquer forma, Paulo disse a verdade e, provavelmente, Apolo detalharia seus motivos quando estivesse com os coríntios.
Outro exemplo ocorre quando, em uma determinada situação de disputa, (1 Coríntios 1:14) Paulo afirma que agradece a Deus por não ter batizado a maioria dos irmãos, porque eles estavam discutindo quem era mais importante, os que foram batizados por Apolo, por Paulo ou por Cefas, mas isso não fazia sentido. Essa afirmação de Paulo também poderia gerar questionamentos, mas ele disse a verdade.
O apóstolo Paulo escreveu uma grande lição sobre falar a verdade.
2 Coríntios 13:8
Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.
Ou seja, em uma discussão sobre quem está falando a verdade, somente a verdade real é que pode esclarecer as coisas e gerar algo bom.
É claro que precisamos usar um tom respeitoso, sem grosseria ou crueldade, mas a verdade precisa ser absoluta em nossas conversas, comentários e em toda nossa vida.
Paulo disse para sermos seus imitadores assim como ele também era imitador de Cristo (1 Coríntios 11:1). Então, vamos imitá-lo e falar sempre a verdade.
Sejamos verdadeiros como Paulo.