Ser firme, constante e abundante na obra do Senhor
Quantas vidas você tem? Não, não estou perguntando se você tem sete vidas como alguns acreditam enganosamente que os gatos têm, estou perguntando se você, como algumas pessoas, separa a sua vida em "na igreja" e "fora da igreja". Você costuma se envolver nas obras da igreja?
Em 1 Coríntios 15:58, Deus nos ensina a sermos "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor", sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor. Mas o que é ser firme, constante e abundante?
Ser firme é fazer o seu trabalho sem se importar com os comentários dos outros. Se dermos importância para quem critica negativamente, não faremos o nosso trabalho. É claro que devemos estar dispostos a ouvir as críticas construtivas para que sejamos aperfeiçoados. Quem é firme está sempre animado e anima os outros.
O capítulo de 1 Samuel 17 narra o confronto entre Davi e Golias. Quando Davi foi enviado por seu pai até a área do confronto para levar alimento aos seus irmãos, seu irmão mais velho, Eliabe, ofendeu-o e subestimou-o dizendo a ele: "Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja." (1 Samuel 17:28).
Porém, Davi não se melindrou com a ofensa de seu irmão Eliabe. O homem de Deus não se ofende quando alguém o afronta, mas fica irado quando alguém afronta a Deus. Davi ficou indignado por saber que um filisteu estava afrontando a Deus (1 Samuel 17:26).
Se você se ofender pelos comentários dos outros, o que tinha que acontecer não acontecerá, o que era para você fazer não será feito. O bom soldado não dá desculpa, não tem preguiça e é usado por Deus para animar os outros.
É necessário que tenhamos compromisso com a igreja, pois, quando servimos à igreja, servimos ao Senhor Jesus. "Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil [em outro lugar]; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade" (Salmos 84:10).
Os constantes são os que estão sempre disponíveis para qualquer obra, fazendo como para o Senhor e não para os homens (Colossenses 3:23). Devemos servir a Jesus sem buscar o reconhecimento dos homens, porque Ele nos dá o galardão da herança (Colossenses 3:24). É Deus quem nos recompensa (Efésios 6:6-8). Ser constante é estar disposto a servir em todo o tempo.
Ser abundante é fazer além daquilo que o nosso Senhor nos pede, ou seja, é ser mais que um servo inútil (Lucas 17:10), pois um servo inútil faz exatamente o que seu senhor solicita. Sempre que somos solicitados para fazer algum serviço devemos fazê-lo com toda dedicação além daquilo que é solicitado, porque tudo deve ser feito como para o Senhor.
Para sermos firmes, constantes e abundantes na obra do Senhor, temos que renunciar muitas vezes o nosso tempo e o nosso descanso, mas o galardão que o Senhor nos dará recompensará todas as coisas.