Rompendo com a tradição

Você já percebeu como nós repetimos aquilo que nossos pais nos ensinaram?
Se seus pais sempre chegavam atrasados a uma festa, provavelmente você não vê nenhum problema em chegar atrasado também.
Se seus pais comiam carne mal assada, dificilmente você comerá uma bem assada em um churrasco.
Esses são apenas dois exemplos, mas, se você parar um pouco para refletir, perceberá o quão parecido você e seus pais são.
Esse ensinamento de pai para filho (considera-se mãe também) é algo natural, e deve mesmo acontecer.
Deus sempre ordenou aos pais que ensinassem seus filhos.
Deuteronômio 11:18-21
18Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atá-las-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos; 19e ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos; 20e escrevê-las-eis nos umbrais de vossas casas, e nas vossas portas; 21para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais, enquanto o céu cobrir a terra.
Da mesma forma, nós aprendemos desde cedo com nossos amigos na escola, aprendemos hoje com as pessoas com as quais convivemos, aprendemos com a televisão, aprendemos com a Internet, aprendemos com toda a nossa sociedade. Nós vamos absorvendo comportamentos que a nossa sociedade tem. Em todo o mundo, isso acontece, não apenas conosco.
Por exemplo, aqui nós não temos o costume de tirarmos os calçados quando entramos em uma casa, mas lá no Japão isso já é comum, porque é um costume dos japoneses.
Aqui nós temos o costume de nos reunirmos para comer algo. Se vamos à casa de alguém ou recebemos alguém em casa, sempre pensamos o que haverá para a pessoa comer conosco.
Nós também nos cumprimentamos de forma mais calorosa do que os alemães, por exemplo. Abraçar um alemão lá na Alemanha pode parecer muito invasivo.
Esses costumes vão gerando em nós comportamentos que representam a nossa tradição. Isso também aconteceu com o povo de Israel. Com o passar do tempo, após a morte do rei Salomão, o povo de Israel foi abandonando os mandamentos do Senhor e foi misturando os seus costumes com os costumes dos povos pagãos que habitavam ao redor.
Longos anos se passaram, vários reis vieram, um após o outro, e o povo de Israel abandonou o Senhor. Prova disso está na história do rei Josias, que começou a reinar aos 8 anos de idade e reinou durante 31 anos em Jerusalém.
Leia 2 Reis 22, o capítulo todo.
Se você leu, deve ter percebido um grande absurdo. O povo de Israel havia perdido o livro da lei de Deus, aquele livro que Moisés deixou escrito com os mandamentos e as ordenanças do Senhor.
Então, se eles haviam perdido, eles estavam seguindo o quê? A resposta é: eles estavam seguindo a tradição dos seus antepassados. Só que a tradição do povo não era santa como a lei de Deus é, por isso Deus disse que levaria destruição a Israel.
O rei Josias foi poupado, porque viu o grande erro que os seus pais haviam cometido abandonando o Senhor.
Quando Jesus veio como homem, Ele repreendeu os escribas e fariseus que seguiam mais as suas tradições do que a própria lei do Senhor.
Mateus 15:1-6
Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
Nós precisamos tomar cuidado com aquilo que temos aprendido nos tempos modernos, para que não percamos o que o Senhor nos ensina por meio da Sua Palavra.
Precisamos romper com a tradição e seguir somente o que a Palavra de Deus nos ensina, porque somente a Palavra de Deus nos dá vida eterna.