Reputação
Você já parou para pensar que as pessoas nos observam? No supermercado, na fila do banco, no emprego e até em uma viagem distante, em que não conhecemos ninguém, as pessoas nos observam.
Construímos nossa reputação consciente e inconscientemente.
Quando lemos em Provérbios 22:1, percebemos o quanto é importante para Deus que seus filhos deem bom testemunho, pois o versículo diz que mais vale a boa reputação do que muitas riquezas.
Em Mateus 12:34, a Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio, ou seja, o que nós falamos revela quem realmente somos e o que pensamos.
Percebemos que, por meio das nossas atitudes (comportamentos e palavras), mostramos nosso verdadeiro eu. Ninguém consegue camuflar quem é por muito tempo. Nossas palavras e atitudes são apenas reflexo do que pensamos e sentimos em relação ao outro e às situações.
Ainda sobre sermos exemplos, a Bíblia afirma em 2 Coríntios 3:2 que somos cartas lidas, ou seja, as pessoas observam nossas atitudes. Especialmente nos momentos de tensão, dificuldade e de confronto, em que disfarçar é praticamente impossível, nosso comportamento mostra quem somos.
Isso não significa que nunca erramos, ou que devemos ficar tensos porque as pessoas nos observam. Precisamos nos esforçar para sermos como Cristo, para que o nosso eu seja como o ?eu? de Jesus.
Se queremos ter nossos comportamentos baseados em como Cristo agiria, precisamos conhecê-lo melhor, e a melhor maneira de conhecer a Cristo é pela leitura da Palavra de Deus.