Individualidade ou invidualismo?
Essas palavras são facilmente confundidas, podem ser consideradas vilãs ou mocinhas das histórias.
Individualidade é um princípio muito lindo, pois nos mostra que somos seres particulares e únicos. Exemplo disso são nossas digitais e nossa íris, que contêm padrões únicos, ou seja, evidenciam que não há ninguém igual neste mundo, por mais parecidas que sejam. As características que temos são nossas, exclusivamente.
O individualismo faz com que sejamos egoístas. É muito comum ouvirmos que as pessoas têm se fechado em seu próprio mundo, não se relacionam mais e preferem ficar isoladas. Muitas pessoas não gostam de trabalhar em grupos e não valorizam mais investir tempo nos relacionamentos.
Porém, não é porque somos seres únicos que não precisamos nos relacionar.
Nos relatos bíblicos, há ótimos exemplos de como Deus nos trata individualmente, Ele enxerga as nossas dificuldades e medos de forma única. Nunca nos compara com outros, ou aplica uma fórmula de benção que serve para todos. Somos assistidos de forma exclusiva por Deus. Ele conhece cada detalhe sobre nós e as necessidades particulares que temos.
Os olhos atentos de Deus para cada um de nós evidência que Ele sabe e pode atender nossas necessidades de forma tão exata, melhor que nós mesmos poderíamos fazer. Mesmo sendo parecidos com outras pessoas, tendo gostos e opiniões semelhantes, nunca Deus nos olhará como multidão, ou apenas olhará o número do nosso CPF para verificar quem somos.
Podemos observar em Gênesis 2:20 que, desde o início Deus, valoriza a individualidade. Quando colocou o homem no Éden disse para nomear cada um dos animais, ou seja, cada animal ganhou um nome em especial e exclusivo. Todos foram considerados importantes e com características particulares.
Sempre que observarmos a Bíblia poderemos perceber mais de perto que desde nossa formação Deus já nos conhece e trata de forma individualizada. Ele sabe que as dificuldades que eu enfrento, provavelmente, não são as mesma que você considera difícil na sua vida.
Em Jeremias 1:5, podemos observar que há um cuidado de Deus ao nos formar. Ele nos conhece tanto que nos escolhe antes mesmo de nascermos.
Jeremias 1:5
Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.
Essa assertiva é reforçada e, Salmos:
Salmos 139:13
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Por meio desse versículo é fácil observar quão linda é a forma que Deus nos vê. Não somos considerados um número, uma multidão, mas temos desde a nossa formação o olhar atento de Deus para as nossas vidas.
Deus conhece cada um dos seus filhos de forma particular. Sabe que cada um apresenta um comportamento diferente, que cada um precisa de atenção diferente e em área diversas, assim como sabe que temos temperamentos e aptidões diferentes. Além disso, temos dons e talentos diferentes também, capazes de abençoar e contribuir com a vida de alguém.
Romanos 12:4-6
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada (?)
Além disso, na Bíblia há uma advertência ao individualista. É muito claro que precisamos nos relacionar.
Provérbios 18:1
Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.
Quando entendemos como Deus nos vê, podemos sentir mais fortemente o cuidado e amor que tem por nós. Então, mesmo que você se assuste com alguma situação vivida de alguém conhecido, ou se desespere por um acontecimento divulgado na mídia, tenha calma. Deus olha para você de forma particular e única. Ele conhece cada detalhe do seu emocional, intelecto e corpo.
Na Bíblia, há um relato muito interessante quanto a isso:
Mateus 10:29-31
Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
Essa precisa ser a nossa fé e certeza todos os dias: somos assistidos por Deus de forma particular. Ele sempre nos observa com olhos atentos e sempre sabe, mais do que ninguém, do que precisamos, mesmo que ainda nem tenhamos pronunciado uma palavra sobre nossa necessidade.