Contentamento
O que é contentamento? O que é estar contente? É a mesma coisa que estar feliz?
Ao procurar a definição, uma palavra chama a atenção: satisfação. Quando dizemos que estamos contentes, é porque estamos satisfeitos.
Você já viu alguém com pouco poder aquisitivo, mas feliz e agradecido?
Você já viu alguém muito próspero, mas infeliz, insatisfeito com o que tem?
Se sim, é possível perceber o que é contentamento. Estar contente não é referente ao que você tem ou conquistou. Está relacionado a como nos comportamos diante das situações e daquilo que temos. É referente a estarmos agradecidos e felizes com que temos.
A Bíblia nos ensina muito quanto a isso. Observe os seguintes versículos:
1 Timóteo 6:7-8
Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Filipenses 4:12
Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
Isso não significa que devemos viver uma vida miserável, mas que já aprendemos a passar por todas as situações sem deixar nossa fé ser abalada. Além disso, quando confiamos que Deus é quem cuida de nós, a escassez não nos assusta.
Os versículos de Timóteo e Hebreus nos ensinam a confiar mais em Deus. Agradecendo por cada cuidado e provisão.
1 Timóteo 6:6-8
De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
Hebreus 13:5
Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".
Espero que ao ler esse texto você fique contente e busque praticar mais a gratidão por tudo o que já tem. Não é errado você sonhar e desejar coisas melhores para você e sua família. O grande segredo é já ser agradecido e cuidar de tudo o que tem, para que, quando Deus acrescentar mais, não haja ganância ou soberba, mas, sim, mais contentamento.
Que possamos tornar real este versículo em nossas vidas:
O senhor respondeu: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!