Clique para ouvir os estudos bíblicos do Viver em Verdade

Viver em Verdade

"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32
Encontre um estudo
Voltar

Indique este Estudo a um amigo

Seu nome
Seu e-mail
Nome do amigo
E-mail do amigo

Cadastre-se e receba nossos Estudos Bíblicos por e-mail (Fechar)

Seu Nome
Seu E-mail

Profecias sobre a vinda e a vida de Jesus - leia se você não acredita na Bíblia

Palavras-chave: Profecias, Jesus, nascimento, morte, ressurreição, crucificação

Olá, amigo(a) leitor(a) do Viver em Verdade.

 

Dou glória a Deus pela oportunidade de estudarmos a Palavra Dele e por podermos compreender mais sobre a verdade.

 

Neste estudo, é abordada a veracidade da Bíblia por meio das profecias acerca da vinda e da vida de Jesus. Você poderá refletir e concluir se a Bíblia é a Palavra de Deus ou apenas um livro escrito por homens. Você poderá entender ainda o que e como reconhecer uma profecia.

 

Eu oro para que o Espírito Santo lhe ensine a verdade durante a leitura deste estudo. Que Deus abençoe a sua vida abundantemente com toda a sabedoria, paz e amor.

 

Posso acreditar na Bíblia?

Muitas pessoas não acreditam na Bíblia porque foram homens que a escreveu. Porém, será que as palavras escritas na Bíblia são realmente pensamentos humanos?

Se você quer escrever uma carta e dita as palavras para um amigo escrevê-las, quem é o autor da carta? Você ou seu amigo? Acredito que você concorda que é o autor da carta e não o seu amigo, pois os pensamentos ali escritos são seus.

Da mesma forma, Deus escolheu homens para escrever as Suas palavras de forma a manifestar Sua vontade para toda a humanidade. Assim, o autor da Bíblia não é nenhum homem, mas sim o Deus Todo-Poderoso, criador de todas as coisas e criador de todos os homens.

 

Todas as palavras escritas na Bíblia foram divinamente inspiradas pelo Espírito Santo aos homens que as escreveram, conforme está escrito em 2 Timóteo 3:16.


2 Timóteo 3:16

"Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,"

 

Talvez você continue não acreditando na Bíblia mesmo após essa reflexão, portanto é necessário que você conheça provas científicas sobre a veracidade da Palavra de Deus.

 

A arqueologia é a ciência de estudo de restos materiais do passado por meio de escavações em cidades antigas. A arqueologia bíblica abrange a Palestina e as regiões ao seu redor, tendo em vista analisar as descobertas que contribuem para esclarecer questões bíblicas e também para se compreender melhor o mundo em que a Bíblia foi escrita.

 

As descobertas realizadas pela arqueologia bíblica revelam as datas em que os livros da Bíblia foram escritos.

 

Como toda a Bíblia fala a respeito de Jesus, segundo a revelação de Deus, iremos conhecer as profecias sobre a vinda e a vida do Messias (Jesus) escritas nos livros do Antigo Testamento e verificaremos se essas profecias se cumpriram ou não no Novo Testamento durante a vida terrena de Jesus.

 

O que é Profecia?

A Bíblia é um livro profético e uma profecia possui dois aspectos:

  1. é a proclamação da vontade de Deus;
  2. é também uma revelação que prediz o futuro.

Ambos os aspectos trazem encorajamento, retidão, fidelidade e paciência ao povo de Deus, conforme está escrito em 1 Coríntios 14:3.


1 Coríntios 14:3

"Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação."

 

A Bíblia é o único volume já produzido por um grupo de homens em que se encontra um grande número de profecias a respeito de nações, em particular de Israel, de todos os povos da terra, de certas cidades e, principalmente, da vinda e da vida de Jesus, o Messias prometido.

 

Nenhuma religião possui citações proféticas reais e específicas acerca de acontecimentos históricos a ocorrer no futuro, nem de um Salvador que deveria aparecer no meio da raça humana.

 

Deus é verdadeiro e sua palavra não falha. Tudo está sujeito à sua vontade. Uma profecia divina deve se cumprir em 100% de seus detalhes. Menos que isto é condenada e não procede de Deus.


Deuteronômio 18:20-22

"20Porém o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não tenho mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá. 21E se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o Senhor não falou? 22Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele."

 

Deus não é homem para mentir, Ele cumpre todas as suas promessas (Números 23:19)

 

Números 23:19

"Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?"

 

Deus ainda disse, por meio do profeta Isaías, que não há outro Deus (Isaías 46:9-10).

 

Isaías 46:9-10

"9Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; 10que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;"

 

Jesus disse que as Suas palavras nunca se passarão (Mateus 24:35).

 

Mateus 24:35

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar."

 

Deus vela pela Sua Palavra para que se cumpra completamente (Jeremias 1:12).

 

Jeremias 1:12

"E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir."

 

Os apóstolos utilizaram duas fortes argumentações para a apresentação de Jesus como o Messias: Sua ressurreição e as profecias messiânicas cumpridas (Atos do Apóstolos 2:14-36; Romanos 1:1-4).

 

Romanos 1:1-4

"1Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras, 3acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, – Jesus Cristo, nosso Senhor,"

 

Jesus apelou às profecias (Lucas 24:27; Lucas 24:44; João 5:39-40).

 

Lucas 24:27

"E [Jesus], começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras."


Lucas 24:44

"E [Jesus] disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos."


João 5:39-40 Jesus disse:

"39Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. 40E não quereis vir a mim para terdes vida."

 

Além das profecias detalhadas sobre cidades, nações e pessoas específicas (mesmo fora do povo de Israel), a Bíblia apresenta mais de trezentas profecias sobre a vinda e a vida de Jesus.

 

Antes da vinda de Jesus, Deus escolheu homens que o temiam para serem profetas no meio do povo de Israel, a fim de que os israelitas pudessem conhecer qual a vontade de Deus e andar conforme os propósitos Dele. Esses homens foram inspirados pelo Espírito Santo de Deus para profetizarem alertando e motivando o povo de Israel.

 

Muitas dessas profecias diziam sobre a vinda do Messias, o Salvador do povo de Israel, e veremos a partir deste momento quando essas profecias foram feitas e quando elas se cumpriram. Você verá que Deus é fiel para cumprir todas as suas promessas.

 

Profecias a respeito da vinda e da vida de Jesus

 

Serão descritos os textos em que as profecias estão documentadas na Bíblia, as datas em que foram escritos, os texto que comprovam o cumprimento das profecias e as datas do cumprimento. Serão descritas 14 das mais de trezentas profecias sobre a vinda e a vida de Jesus.

 

1) Profecia sobre o nascimento de Jesus a partir de uma mulher virgem

Onde está na Bíblia: Isaías 7:14

 

Isaías 7:14

"14Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel."

 

Data da profecia: 758 a.C.

Cumprimento da profecia: Mateus 1:18; Mateus 1:24-25; Lucas 1:26-27


Mateus 1:18

"18Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo."


Mateus 1:24-25

"24E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher, 25e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus."


Lucas 1:26-27

"26E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria."

 

Data do cumprimento da profecia: 5-4 a.C.

 

2) Profecia sobre o nascimento de Jesus em Belém

Onde está na Bíblia: Miquéias 5:2

 

Miquéias 5:2

"E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."

 

Data da profecia: 710 a.C.

Cumprimento da profecia: Mateus 2:1; Mateus 2:4-8; Lucas 2:4-7


Mateus 2:1

"1E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém,"


Mateus 2:4-8

"4E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia, porque assim está escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. 7Então, Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. 8E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore."


Lucas 2:4-7

"4E subiu da Galiléia também José, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), 5a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. 6E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. 7E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem."

 

Data do cumprimento da profecia: 5-4 a.C.

 

3) Profecia sobre os presentes que Jesus recebeu

Onde está na Bíblia: Salmos 72:10; Isaías 60:6


Salmos 72:10

"10Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Sebá oferecerão dons. 11E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão."


Isaías 60:6

"6A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efa; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão e publicarão os louvores do Senhor."

 

Data da profecia: 1023 a.C. / 698 a.C.

Cumprimento da profecia: Mateus 2:1; Mateus 2:11


Mateus 2:1

"1E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém,"


Mateus 2:11

"11E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra."

 

Data do cumprimento da profecia: 5-4 a.C.

 

4) Profecia de que Herodes mataria as crianças nascidas na época de Jesus

Onde está na Bíblia: Jeremias 31:15

 

Jeremias 31:15

"15Assim diz o Senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos, sem admitir consolação por eles, porque já não existem."

 

Data da profecia: 606 a.C.

Cumprimento da profecia: Mateus 2:16

 

Mateus 2:16

"16Então, Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos."

 

Data do cumprimento da profecia: 5-4 a.C

 

5) Profecia de que Jesus entraria em Jerusalém sobre um jumento

Onde está na Bíblia: Zacarias 9:9

 

Zacarias 9:9

"9Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta."

 

Data da profecia: 487 a.C.

Cumprimento da profecia: Lucas 19:30-38; Mateus 21:1-11

 

Lucas 19:30-38

"30dizendo: Ide à aldeia que está defronte e aí, ao entrardes, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; soltai-o e trazei-o. 31E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais?, assim lhe direis: Porque o Senhor precisa dele. 32E, indo os que haviam sido mandados, acharam como lhes dissera. 33E, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho? 34E eles responderam: O Senhor precisa dele. 35E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima. 36E, indo ele, estendiam no caminho as suas vestes. 37E, quando já chegava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, 38dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!"


Mateus 21:1-11

"1E, quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: 2Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos. 3E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará. 4Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz: 5Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, humilde e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho, filho de animal de carga. 6E, indo os discípulos e fazendo como Jesus lhes ordenara, 7trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima. 8E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. 9E as multidões, tanto as que iam adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! 10E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? 11E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galiléia."

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

6) Profecia sobre a traição de Judas

Onde está na Bíblia: Salmos 41:9; Salmos 55:12-14

 

Salmos 41:9

"9Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar."


Salmos 55:12-14

"12Pois não era um inimigo que me afrontava; então, eu o teria suportado; nem era o que me aborrecia que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido, 13mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. 14Praticávamos juntos suavemente, e íamos com a multidão à Casa de Deus."

 

Data da profecia: 1023 a.C.

Cumprimento da profecia: Mateus 10:4; Mateus 26:49-50;

 

Mateus 10:4

"4Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu."


Mateus 26:49-50

"49E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi. E beijou-o. 50Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus e o prenderam."

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

7) Profecia sobre o pagamento de 30 moedas de prata pela traição

Onde está na Bíblia: Zacarias 11:12

 

Zacarias 11:12

"12E eu disse-lhes: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata."

 

Data da profecia: 487 a.C.

Cumprimento da profecia: Mateus 26:15; Mateus 27:3;


Mateus 26:15

"15e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata."


Mateus 27:3

"3Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, "

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

8) Profecia sobre as 30 moedas atiradas ao templo

Onde está na Bíblia: Zacarias 11:13;


Zacarias 11:13

"13O Senhor, pois, me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do Senhor."

 

Data da profecia: 487 a.C.

Cumprimento da profecia: Mateus 27:5;

 

Mateus 27:5

"5E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar."

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

9) Profecia de que Jesus não se defenderia

Onde está na Bíblia: Isaías 53:7

 

Isaías 53:7

"7Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca."

 

Data da profecia: 712 a.C.

Cumprimento da profecia: Mateus 27:12

 

Mateus 27:12

"12E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. "

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

10) Profecia a crucificação de Jesus

Onde está na Bíblia: Salmos 22:16

 

Salmos 22:16

"16Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés."

 

Data da profecia: 1017 a.C.

Cumprimento da profecia: Lucas 23:33-34;

 

Lucas 23:33-34

"33E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram e aos malfeitores, um, à direita, e outro, à esquerda. 34E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes."

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

11) Profecia sobre o destino das roupas de Jesus

Onde está na Bíblia: Salmos 22:18;

 

Salmos 22:18

"18Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica."

 

Data da profecia: 1017 a.C.

Cumprimento da profecia: João 19:23-24;

 

João 19:23-24
"23Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte, e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. 24Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Isso foi assim para que se cumprisse a Escritura, que diz: Dividiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram essas coisas."

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

12) Profecia de que dariam fel e vinagre a Jesus

Onde está na Bíblia: Salmos 69:21

 

Salmos 69:21

"21Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre."

 

Data da profecia: 1023 a.C.

Cumprimento da profecia: Mateus 27:34;

 

Mateus 27:34

"34deram-lhe a beber vinho misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber."

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

13) Profecia de que os discípulos de Jesus o deixariam

Onde está na Bíblia: Zacarias 13:7

 

Zacarias 13:7

"7Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere o Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos."

 

Data da profecia: 487 a.C.

Cumprimento da profecia: Marcos 14:50;

 

Marcos 14:50

"50Então, [os discípulos] deixando-o, todos fugiram."

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

14) Profecia sobre a ressurreição de Jesus

Onde está na Bíblia: Salmos 16:10; Salmos 30:3; Salmos 41:10;

 

Salmos 16:10

"10Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção."


Salmos 30:3

"3Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo."


Salmos 41:10

"10Mas tu, Senhor, tem piedade de mim, e levanta-me, para que eu lhes dê o pago. "

 

Data da profecia: 1060 a.C. ; 1023 a.C.;

Cumprimento da profecia: Atos dos Apóstolos 2:31; Atos dos Apóstolos 13:33; Mateus 28:6;

 

Atos dos Apóstolos 2:31

"31nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção."


Atos dos Apóstolos 13:33

"33como também está escrito no Salmo segundo: Meu filho és tu; hoje te gerei."


Mateus 28:6

"6Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia."

 

Data do cumprimento da profecia: 33 d.C.

 

Observe a diferença de tempo entre a realização das profecias e o cumprimento delas. Será que os homens seriam capazes e fiéis a fim de criar algo que se cumprisse perfeitamente 500 ou 1000 anos depois?

 

Quais provas tenho de que a Bíblia é verdadeira?

 

Para verificar a autenticidade de um documento, aplicam-se testes de comprovação. Há três princípios básicos da historiografia: o teste bibliográfico, o teste das evidências internas e o teste das evidências externas.

 

No teste das evidências internas, analisa-se o conteúdo, comparando as informações do documento consigo mesmo, verificando se possui coerência interna. As profecias descritas anteriormente comprovam a veracidade da Bíblia quanto a esse princípio da historiografia.

 

No teste das evidências externas, compara-se o conteúdo do documento com outros documentos da mesma época, procurando cruzar as informações.

 

No teste bibliográfico, analisa-se a forma como o texto foi transmitido para que o documento chegasse até nós. Uma vez que não temos os originais, verifica-se o índice de fidelidade das cópias fazendo relação entre o número de manuscritos existentes e o intervalo de tempo entre o original e a cópia.

 

Hoje, temos mais de 24.000 manuscritos do Novo Testamento. Nenhum outro documento antigo aproxima-se destes números. A literatura antiga mais digna de credibilidade é a Ilíada de Homero com 643 cópias, estando em segundo lugar com estes números.

 

Colocar em dúvida a credibilidade do texto bíblico é colocar em dúvida toda a documentação em que se baseia a história da humanidade.

 

OBRA

DATA

CÓPIA MAIS ANTIGA

(existente hoje)

INTERVALO

(entre o original e a cópia)

NÚMERO DE CÓPIAS

(existente hoje)

Ilíada de Homero

900 a.C.

400 a.C.

500 anos

643

Novo Testamento

40-100 d.C.

125 d.C.

25 anos

24.633

 

Observe que o período o intervalo entre o texto original e a cópia do Novo Testamento é de apenas 25 anos, já o intervalo da Ilíada de Homero é de 500 anos (20 vezes mais tempo).

 

Você conheceu neste estudo algumas das provas que comprovam a veracidade da Bíblia. Será que você ainda duvida de que Deus é Eterno e que Ele enviou o Seu Filho Unigênito, Jesus, para salvar a sua vida e dar-lhe a vida eterna?

 

Deus está esperando você amá-lo e obedecê-lo como Deus e Pai, crendo que Jesus Cristo veio como homem, morreu para pagar pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia para que todo aquele que crê Nele tenha a vida eterna, conforme está escrito em João 3:16.

 

Oro para que você conheça toda a paz e o amor de Deus, porque esse é o desejo Dele para você.

 

Amém!

 

Referências:

1) Livro de Grupo de Estudo Pessoal (Igreja Cristã da Família)

2) Bíblia Sagrada, edição Revista e Corrigida

Página Inicial    Estudos Bíblicos    A Bíblia    Comente!
Entre em contato conosco pelo e-mail: estudos@viveremverdade.com.br