Leia outros Devocionais...

Ser firme, constante e abundante na obra do Senhor (14/11/2011)

Quantas vidas você tem? Não, não estou perguntando se você tem sete vidas como alguns acreditam enganosamente que os gatos têm, estou perguntando se você, como algumas pessoas, separa a sua vida em "na igreja" e "fora da igreja". Você costuma se envolver nas obras da igreja?

Em 1 Coríntios 15:58, Deus nos ensina a sermos "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor", sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor. Mas o que é ser firme, constante e abundante?

Ser firme é fazer o seu trabalho sem se importar com os comentários dos outros. Se dermos importância para quem critica negativamente, não faremos o nosso trabalho. É claro que devemos estar dispostos a ouvir as críticas construtivas para que sejamos aperfeiçoados. Quem é firme está sempre animado e anima os outros.

O capítulo de 1 Samuel 17 narra o confronto entre Davi e Golias. Quando Davi foi enviado por seu pai até a área do confronto para levar alimento aos seus irmãos, seu irmão mais velho, Eliabe, ofendeu-o e subestimou-o dizendo a ele: "Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja." (1 Samuel 17:28).

Porém, Davi não se melindrou com a ofensa de seu irmão Eliabe. O homem de Deus não se ofende quando alguém o afronta, mas fica irado quando alguém afronta a Deus. Davi ficou indignado por saber que um filisteu estava afrontando a Deus (1 Samuel 17:26).

Se você se ofender pelos comentários dos outros, o que tinha que acontecer não acontecerá, o que era para você fazer não será feito. O bom soldado não dá desculpa, não tem preguiça e é usado por Deus para animar os outros.

É necessário que tenhamos compromisso com a igreja, pois, quando servimos à igreja, servimos ao Senhor Jesus. "Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil [em outro lugar]; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade" (Salmos 84:10).

Os constantes são os que estão sempre disponíveis para qualquer obra, fazendo como para o Senhor e não para os homens (Colossenses 3:23). Devemos servir a Jesus sem buscar o reconhecimento dos homens, porque Ele nos dá o galardão da herança (Colossenses 3:24). É Deus quem nos recompensa (Efésios 6:6-8). Ser constante é estar disposto a servir em todo o tempo.

Ser abundante é fazer além daquilo que o nosso Senhor nos pede, ou seja, é ser mais que um servo inútil (Lucas 17:10), pois um servo inútil faz exatamente o que seu senhor solicita. Sempre que somos solicitados para fazer algum serviço devemos fazê-lo com toda dedicação além daquilo que é solicitado, porque tudo deve ser feito como para o Senhor.

Para sermos firmes, constantes e abundantes na obra do Senhor, temos que renunciar muitas vezes o nosso tempo e o nosso descanso, mas o galardão que o Senhor nos dará recompensará todas as coisas.



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar