Leia outros Devocionais...

Sábias decisões (27/01/2014)

Decisões são necessárias todos os dias. Algumas são simples como emprestar uma caneta a um colega do trabalho ou da escola. Outras são um pouco mais difíceis como escolher a roupa para sair, qual bicicleta ou carro comprar, para qual lugar viajar. Outras são ainda mais difíceis como a escolha do futuro cônjuge para namorar, qual faculdade cursar, qual carreira ideal para trabalhar.

Como você toma essas decisões hoje? Talvez você coloque na balança os prós e os contras e analise qual a opção mais vantajosa para você. Talvez você escolha aquela opção que rende mais dinheiro ou aquela que exige o menor esforço. Ou talvez você não escolha nenhuma delas com medo de errar e acaba deixando a vida escolher por você.

Bem, fato é que toda decisão traz consequências. Se a decisão for correta, a consequência será um grande presente, uma enorme satisfação; se for errada, a angústia e o sofrimento virão. Por isso, precisamos ser sábios para que possamos tomar decisões corretas.

Um sábio não é aquele que senta no topo da pilha de livros que já leu e começa a expor seu conhecimento para um público. Sábio é aquele que adquire conhecimento e aplica-o adequadamente para tomar decisões em sua vida.

Deus nos ensinou de onde vem a sabedoria: "O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução" (Pv 1:7). A palavra "ciência" no versículo anterior deve ser melhor compreendida por "sabedoria". Para sermos sábios, precisamos temer ao Senhor, reconhecendo-o como soberano, conhecedor de todas as coisas.

Podemos confiar Nele, porque os Seus caminhos e Seus pensamentos são mais altos do que os nossos (Isaías 55:9). Deus tem uma visão ampla e completa de tudo, nós temos uma visão reduzida.

Portanto, todas as nossas decisões deve ser tomadas após uma boa conversa com Deus. Ele sabe tudo, por acaso há alguém melhor para responder as nossas dúvidas? Pergunte para Deus qual caminho você deve seguir. Para orar a Deus não há fila, não é necessário pegar uma senha, não é necessário fazer nenhum ritual, apenas fale com Ele. A escala de Deus é 24 por 7, não há intervalos, você pode falar com Ele agora.

Davi sabia que Deus tem a resposta para todas as dúvidas. Quando ele soube que os filisteus haviam invadido a cidade de Queila, prontamente consultou o Senhor para saber se deveria enfrentar os filisteus ou não (1 Sm 23:2). Mas os soldados de Davi tinham muito medo dos filisteus e encheram sua mente de dúvidas (1 Sm 23:3). Isto geralmente acontece: recebemos a direção de Deus e, por darmos ouvidos às pessoas erradas, duvidamos do que Deus falou. Mas Davi era sábio e consultou novamente o Senhor para obter a resposta (1 Sm 23:4). Foi e venceu os filisteus.

O que você precisa decidir hoje? Já falou sobre isso com Deus? Seja lá o que você tenha que fazer, fale antes com Deus. "Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua." (Pv 16:1)



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar