Leia outros Devocionais...

Perseverança é um pré-requisito para vencer (26/12/2011)

Perseverar é conservar-se firme, constante. Perseverar é continuar, seguir em frente. Deus nos convidou a perseverar. Esse convite inclui perseverar em cumprir os Seus mandamentos (1 Crônicas 28:7), perseverar na oração (Atos 1:14) e na convivência (Atos 2:46) como os irmãos da igreja primitiva, perseverar na gratidão a Ele (Colossenses 4:2) e perseverar na fé como Calebe (Números 14:24).

Perseverar é um antônimo de desistir. Obviamente, desistir é mais fácil do que perseverar, porque para desistir é necessário dizer "não me esforçarei mais", enquanto que, para perseverar, é necessário dizer "não deixarei de me esforçar".

De quantas coisas você já desistiu? Mesmo que você pare para lembrar, talvez você não consiga numerá-las. Então responda: em quantas coisas você já perseverou? Se você parar para pensar, logo virão à sua mente as lembranças das barreiras que você, com o Senhor, enfrentou e superou.

Perseverar é doloroso, cansativo e estressante, porém, acima de tudo isso, é recompensador. Desistir não dói, não cansa e não estressa, mas também não transforma, não cura, não produz resultado nenhum. Dizem por aí: "Se quer diminuir as frustrações, diminua suas expectativas". Quem diz isso talvez tenha ouvido de um gafanhoto. O Senhor deseja que pensemos bem diferente: "Se quer diminuir as frustações, confie no Senhor e persevere".

A perseverança depende da fé, por isso só conseguimos caminhar sem desistir quando cremos no Senhor e confiamos em Seu cuidado, na Sua graça, no Seu amor, no Seu poder e na Sua força.

Calebe foi um dos doze espias enviados por Moisés para relatar o que havia na terra prometida e somente ele e Josué voltaram de lá com fé, por isso somente eles perseveraram. Também por isso, somente eles herdaram a terra prometida entre todos os homens adultos que foram libertados do Egito (Números 32:11-12).

A salvação exige perseverança (Mateus 24:13). É necessário perseverar na oração, em vigiar, em meditar na Palavra, a fim de que não sejamos envolvidos pelas astutas ciladas das trevas.

Para vencer e alcançar grandes objetivos é necessário perseverar, renunciando muitas vezes o comodismo, o tempo livre e os prazeres passageiros. Por isso, muitas pessoas desistem, não é fácil perseverar.

Muitas pessoas se desesperam quando se deparam com obstáculos, com NÃOs. Elas acham que, se algo deu errado, devem logo desistir porque acham que continuar não é a vontade de Deus. No entanto, elas não entendem que a perfeição é alcançar o objetivo, enquanto Deus sabe que a nossa perfeição necessita de transformação, e parte disso é aprender a perseverar.

Filipenses 4:12-13
"Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece."

Persevere, Deus está caminhando com você!



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar