Leia outros Devocionais...

Mudando as prioridades (17/01/2014)

Quando o povo de Israel retornou do exílio babilônico, começou a reconstruir o templo que havia sido destruído. Porém, os povos inimigos pressionaram para que a obra parasse. Então, à medida que o povo tentava reconstruir o templo, o desânimo aumentava e então a obra parou.

Após quase 20 anos, Deus chamou o profeta Ageu para alertar o povo sobre as prioridades incorretas que tinham. Eles estavam construindo e adornando suas casas e deixaram a casa de Deus, o lugar que era o local de adoração ao Senhor nos tempos do Antigo Testamento.

Deus disse por meio do profeta: "Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos." (Ageu 1:4-5).

O Senhor queria que eles prestassem atenção nos caminhos que estavam seguindo, nas decisões que haviam tomado. As prioridades deles estavam erradas.

A consequência disso era: "Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado." (Ageu 1:6). O povo priorizou suas próprias vontades ao invés de se dedicar a Deus, então fazia um grande esforço para pouquíssimo resultado.

Pense um pouco: Em que você tem gastado o seu tempo? Existem compromissos em que você tem falhado? Você vive mais momentos de luta e dificuldade do que de paz?
As pessoas próximas a você parecem tristes? Então, esta é a hora de mudar as prioridades.

Quando mudamos as prioridades sempre perdemos e ganhamos. Não se engane acreditando que é possível mudar as prioridades e sempre sair ganhando, você irá perder algo.

Se você escolher mudar o tempo em que assiste a filmes para um momento de oração, você perderá o entretenimento dos filmes, mas ganhará intimidade com Deus. Se você escolher transformar as horas de diversão na Internet em um tempo de qualidade com sua família, você perderá boas risadas, mas construirá relacionamentos excelentes com seus familiares. Se você escolher se alimentar de forma mais saudável, perderá os deliciosos lanches que comia, mas ganhará saúde.

Sempre você perderá algo e ganhará algo. A prioridade está em perceber que o que você ganha é mais importante do que o que você perde. Aprenda a perder para aprender a ganhar.

Use um tempo agora para avalie as suas prioridades, escreva-as em um papel. No topo da lista, escreva o que Jesus falou: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar