Leia outros Devocionais...

Ah, não tem nada a ver (03/01/2012)

Quando o povo de Israel saiu do Egito, ainda desorganizado e sem um exército formado, os amalequitas não levaram em conta o despreparo dos israelitas e pelejaram contra eles (Êxodo 17:8-16). Por esse motivo, Deus prometeu que iria riscar a memória dos amalequitas de debaixo dos céus (Êxodo 17:14).

No reinado de Saul em Israel, cerca de 200 anos depois do êxodo do Egito, coube a este rei a tarefa de exterminar os amalequitas e isso foi ordenado a ele por meio do profeta Samuel (1 Samuel 15:2-3). A ordem de Deus para Saul foi muito clara: "Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes" (1 Samuel 15:3a), portanto Saul não deveria poupar nada e ninguém entre os amalequitas.

No entanto, Saul decidiu poupar o rei e os melhores animais dos amalequitas (1 Samuel 15:8-9), com a desculpa de oferecer os animais como sacrifícios a Deus (1 Samuel 15:15). Isto é, Saul não cumpriu a ordem de Deus e escolheu confiar em sua própria sabedoria. Qual o resultado? "Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu." (1 Samuel 15:28). Saul perdeu o seu reinado.

Assim como Saul escolheu confiar em sua própria sabedoria a obedecer a direção clara de Deus, muitos cristãos têm se comportado com posturas muito tolerantes em relação a vários assuntos, adotando a expressão "não tem nada a ver, é normal".

Dizem por aí: "não tem nada a ver ir ao carnaval, é normal", "não tem nada a ver ficar, é normal", "não tem nada a ver ter relações sexuais fora do casamento, é normal", "não tem nada a ver dar uma espiadinha em site pornô, é normal", "não tem nada a ver falar palavrão, é normal", etc., etc., etc.

Porém, os cristãos estão esquecendo que o cristianismo hoje é resultado de muitos "não tem nada a ver" durante a história. Aqueles que foram cedendo um pouquinho ao longo da história acreditaram que não faria nenhuma diferença, assim como alguém diz "não tem nada a ver" hoje. A impressão é que todos estão cedendo só um pouquinho em relação aos princípios de Deus, enquanto, na verdade, temos hoje o resultado de muitos "não tem nada a ver" que foram ditos ao longo de anos.

Para quais coisas você tem falado "não tem nada a ver"? Você sabe o que Deus diz sobre tais coisas? Deixe a ignorância e busque conhecer a vontade de Deus na Palavra e em oração. Ter a mente aberta é diferente de ser tolerante ao pecado.

Precisamos ser radicais com o pecado, não pode haver tolerância a ele em nossas vidas. Como está escrito em Tiago 4:4: "não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus", e ainda complementa "Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7).



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar