Leia outros Devocionais...

A fé é um presente de Deus (15/01/2014)

Por que Deus definiu esse "estranho mecanismo" de poucas letras como algo tão poderoso? "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" (Hebreus 11:1). Alguns dizem: "nossa, é muito difícil ter fé". Se você também pensa assim, então chegou a hora de transformar seu entendimento sobre fé.

Deus não escolheu a fé para ser penosa, para fazer o homem sofrer. Pelo contrário, o projeto de Deus para a fé é que o homem possa descansar, deixar de se preocupar. A fé é um presente de Deus!

Deus estabeleceu promessas e princípios, e os princípios levam às promessas. Um exemplo: "13E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, 14Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite." (Deuteronômio 11:13-14)

A obediência aos mandamentos leva à provisão de Deus. O princípio é a obediência e a promessa é a provisão de Deus.

E se Deus não criasse a fé?
Nós queremos ser videntes, queremos ver o futuro detalhadamente, mas, se assim fosse, não seria necessária a fé. Se Deus nos mostrasse todos os detalhes do caminho até alcançarmos um sonho, por exemplo, não precisaríamos crer, pois já saberíamos como tudo seria. Mas quando caminhamos sem crer, caminhamos preocupados e angustiados com os mínimos detalhes.
Se algo não acontece como o esperado, então nos afligimos. Por isso Deus nos deu esse maravilhoso presente que é a fé.

É como se Deus dissesse: "Filho, você não precisa se preocupar, não se aflija, eu estou cuidando de tudo, apenas descanse em mim".

Foi assim que Deus ensinou a Josué. Quando Josué foi chamado por Deus para liderar o povo de Israel rumo à terra prometida, ele recebeu uma promessa e uma direção do Senhor. A promessa é que Josué levaria o povo até a terra prometida, porque Deus havia prometido a terra a Abraão, Isaque e Jacó. A partir disso, a direção de Deus para Josué foi: "Esforça-te, tem bom ânimo". Deus repetiu isso a Josué três vezes: "Esforça-te, tem bom ânimo" (Josué 1:6, Josué 1:7, Josué 1:9).

Observe como Deus age. Ele conta o final do caminho (a promessa) e espera que nós nos esforcemos para chegarmos até lá. Durante todo esse caminho, Deus nos abençoa com um presente: a fé. Ele quer que nós percorramos esse caminho sem preocupações, certos de que a promessa se cumprirá.

Descansar em Deus não é ficar esperando, esperando e esperando, sem tomar decisões e atitudes. Descansar em Deus é fazer tudo até o limite do possível crendo que dali para a frente todo o impossível já está garantido, porque Deus é fiel.

Descanse em Deus. Quanto menor a sua fé, menor a sua confiança em Deus e maior a sua preocupação em manter o controle de tudo ao seu redor. A fé é a medida da sua confiança em Deus!



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar