Leia outros estudos bíblicos...

Até onde vai a sua fé? - Parte 1

Tags: Fé, Senhor Jesus Cristo, Salvação, cura, fé genuína, fé incondicional


Faça o download deste estudo bíblico completo em áudio MP3 (20 MB)

Olá, amigo(a) leitor(a)!

Que a paz do Senhor Jesus Cristo, que excede todo o entendimento, preencha toda a sua vida!

Neste artigo, abordaremos algo que o Espírito Santo nos ajudou a compreender, mais uma vez, na caminhada com Cristo.

O assunto deste artigo é Fé e será motivado pelo título: ATÉ ONDE VAI A SUA FÉ?

Em primeiro lugar, é necessário que abordemos o assunto FÉ para que compreendamos o que é, o que representa, por que é importante e o que recebemos de Deus quando a praticamos.

Em segundo lugar, refletiremos se nossa fé é genuína (saudável) ou é debilitada (circunstancial).

Neste momento, fazemos um convite para que você ore pedindo auxílio ao Espírito Santo para que o faça discernir espiritualmente tudo o que você irá ler e realize uma transformação em sua mente e, consequentemente, em sua vida, a fim de que você esteja ainda mais próximo do cumprimento da vontade de Deus.

Sugiro que ore assim: "Espírito Santo, eu libero agora o meu coração para que o Senhor tenha livre acesso para me ensinar sobre a verdade. Ajuda-me a compreender tudo que irei ler para que haja uma transformação em minha mente e em minha vida, pois eu quero cumprir a Sua vontade. Ajuda-me a concentrar-me nesta leitura. Peço isso em nome de Jesus, amém!".

O que é fé?

Deus nos ensina, por meio da Bíblia, o que é fé na carta aos Hebreus, capítulo 11, versículo 1.

Hebreus 11:1

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.

A fé é a base, o fundamento, das coisas que você espera e a prova, a confirmação, daquilo que ainda não se realizou na sua vida, mas, por fé, você consegue ver acontecendo.

Nas nossas vidas algumas ou muitas coisas que esperamos ainda não se realizaram, porém o caminho para conquistarmos é a fé, pois ela nos motiva a superarmos os obstáculos para alcançarmos os objetivos.

Porém, faço uma outra pergunta: Tenho que ter fé em quê?

Em que deve se basear a sua fé? Muitas vezes deixamos que a superstição influencie a nossa maneira de ver e esperar a realização de nossos objetivos. Algumas pessoas acreditam em trevo de quatro folhas e pé-de-coelho, tomam sopa de lentilha no final do ano, pulam não sei quantas ondas ou tomam qualquer outra ação com o objetivo de conquistar algo. Porém, Deus nos ensinou em que deve se basear a nossa fé.

Jesus disse que devemos crer em Deus e Nele.

João 14:1

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Deus nos ordena ainda que não devemos basear a nossa fé em imagens de escultura ou qualquer outro símbolo, pois Ele é o único Deus e detém todo o poder. Uma das passagens em que Deus ordenou isso está no livro de Levítico:

Levítico 26:1

Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem estátua, nem poreis figura de pedra na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor, vosso Deus

Deus não quer que façamos imagens para cultuarmos e depositarmos a nossa fé nelas, pois quer que simplesmente em Suas palavras. Lembre-se de que todas as palavras que Deus disse e diz são poderosas; em Gênesis, Deus disse: "Haja luz" e houve luz. Deus criou todas as coisas pelo poder da Sua palavra.

Mateus 12:38-40

Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra.

Na passagem acima, os fariseus e escribas queriam ver sinais para acreditarem em Jesus, porém lembre-se de que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem", conforme vimos em Hebreu 11:1. Não é preciso ver para crer, mas sim crer para ver. Jesus disse a Marta na passagem que relata a ressurreição de Lázaro: "se creres, verás a glória de Deus".

Se até este momento você colocou a sua fé em pessoas ou imagens, entenda que Deus está ensinando que não é assim que você irá alcançar o propósito Dele para sua vida e experimentar a boa, perfeita e agradável vontade Dele.

Se já entendemos o que é fé e em que ela deve se basear, vale acrescentar mais uma pergunta: Quando tenho que ter fé? A resposta é: em todo o tempo.

Gálatas 3:11

E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

Nesse versículo da epístola aos Gálatas e também em um versículo semelhante em Habacuque 2:4, está escrito que "o justo viverá da fé", ou seja, a fé deve ser a motivação e o combustível daquele que crê na obra de redenção de Jesus Cristo na cruz. Pergunte-se: "Em algum momento eu consigo parar de viver e retornar quando eu quiser?". Não, então também não posso parar de ter fé em nenhum momento.

Você deve ter fé em tudo o que fizer. Fé para acordar, orar a Deus pedindo que abençoe o seu dia e crer que terá um dia maravilhoso. Fé para crer que qualquer desafio a que você será submetido no trabalho será mais um motivo para que Deus demonstre o seu amor e sua fidelidade por você. Fé para ir até a casa de seus pais e, apesar de qualquer briga ou discussão que esteja ocorrendo lá, Deus abençoará para que você seja luz naquele lugar e a paz de Jesus virá sobre aquela casa. Fé para crer que aquele seu amigo ou sua amiga que odeia ouvir o nome Jesus se converterá porque Deus o(a) ama e deseja salvá-lo(a). Simplesmente: Fé.

Certa vez ouvi uma história sobre a definição de fé. Um missionário foi enviado a um país em que não havia a palavra fé na língua nativa e por mais que ele se esforçasse para explicar aos nativos não era possível. Certo dia, quando muitas pessoas estavam prestando atenção em seus ensinamentos, ele pediu que um dos nativos ficasse em pé e, após tomar certa distância, o missionário correu e jogou-se nos braços do outro homem que o segurou. Então, o missionário explicou àqueles que estavam ouvindo o que Deus quer de nós, quer que nos joguemos nos braços Dele, crendo que Ele irá nos segurar sempre.

Fé é dependência total de Deus

Deus quer que dependamos totalmente Dele, para que possamos cumprir o Seu propósito para nossas vidas e experimentar a Sua boa, perfeita e agradável vontade. Quando permitimos que o orgulho tome conta de nossos pensamentos, não permitimos que Deus nos guie, pois achamos que não precisamos Dele. Porém, Deus disse que no livro de Provérbios que "abate os soberbos" e "dá graça aos humildes". Fé é dependência total de Deus. "Por acaso pode a criatura ser maior do que o Criador?". Deus tem um propósito maravilhoso para sua vida que ninguém pode realizar. O que Ele deseja é que você o busque para conhecer esse propósito e viver toda a felicidade e o melhor que Ele preparou para você. Para você que deseja conhecer o propósito de Deus e desenvolver sua visão para realizá-lo, aconselho a leitura do livro "Os princípios e o poder da visão" de Myles Munroe.

Uma nova pergunta cabe a nós neste momento: E se eu não tiver fé?

A Bíblia diz em Romanos 14:23 que "tudo o que não é de fé é pecado".

Romanos 14:23

Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

Isto é, tudo que você faz sem fé, duvidando em seu coração, é pecado, pois significa que você não crê totalmente em Deus, que criou os céus e a terra e também nos criou.

Existem pessoas nas igrejas que não sabem como agradar a Deus, porém Ele mesmo nos ensina por meio da Sua Palavra:

Hebreus 11:6

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

É necessárioq eu você creia que Deus existe e que é seu galardoador (recompensador), ou seja, quando você crê em Deus e na sua obra maravilhosa realizada na cruz, Ele retribui de acordo com a medida da sua fé. Agora, se ter fé é tão importante, onde eu consigo fé?

Romanos 10:17

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

A fé é conquistada à medida que você se dedica a aprender a Palavra de Deus. Deus permitiu ao homem registrar a Sua Palavra para que todos possam conhecê-lo e reconhecer as maravilhas que Ele realizou durante toda a história: a criação de todas as coisas, a nossa criação, o resgate do povo de Israel, os milagres nas batalhas contra os povos inimigos, os livramentos concedidos àqueles que creram Nele e, principalemente, a obra redentora de Jesus na cruz para nos livrar de todo pecado e dar-nos a salvação.

Deus é tão maravilhoso que também nos ensina o que a fé permite alcançar. Lendo essa frase você pode pensar que existe um limite, mas você verá nas passagens seguintes que não há limites para aquele que tem fé.

Leia agora a continuação deste artigo - Parte 2.

Voltar ao topo

Leia outros estudos bíblicos...

Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar